quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cachorro e cia.

Nossa primeira matéria oficial vai ser sobre um tema que nunca sai de pauta quando o assunto é criança: ter ou não ter um animal de estimação. Eles são fofinhos, amáveis e ajudam no desenvolvimento do seu filho, mas será que você está pronta para ter um em casa? Quase todo mundo já teve um cachorro, um gato ou pelo menos um peixe vida, mas a decisão de adquirir ou não um animal de estimação é sempre muito complicada. Às vezes os pais acabam cedendo aos inúmeros pedidos das crianças, sem pensar no assunto, e depois acabam desistindo e abandonando o animal. É muito importante ressaltar que o animal não é um brinquedo, e portanto, não poderá ser descartado se vier a se tornar um problema, que ele faz sujeira, barulho, e precisa sempre de alguém por perto; também vale dizer que um cachorro, por exemplo pode viver mais de 12 anos, portanto é muito importante ter certeza antes de dar a palavra final.


Mas ter um animal em casa também traz muitas alegrias, eles são companheiros, e realmente ajudam no desenvolvimento das crianças. Se você pensou bem e optou por adquirir um, o segundo momento é encontrar qual o animal ideal para você. Os cães costumam ser mais indicados para crianças por serem mais bricalhões e companheiros, porém precisam de mais atenção que os gatos, que se viram melhor sozinhos. Dentre as raças também há diferenças de temperametos, para cães, o site Saúde Animal possui um guia bem completo de raças, com características físicas e temperamentais. O ideal é pesquisar qual a raça melhor se adaptaria ao estilo de vida da sua família.

                Claro que nem só de cães e gatos vive o mundo pet, também existem outros animais como o hamster, o peixe e várias espécies de aves, que não exigem tanto cuidado e atenção, porém também não são muito interativos, ou seja não fornecem muitas (ou nenhuma, como no caso do peixe, que é apenas para ser observado) opções de brincadeiras para as crianças, não sendo indicados para as muito pequenas ou agitadas. O importante mesmo é estar ciente das responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação, e fazer o possível para manter o bichinho saudável e feliz, para assim poder aproveitas todos os benefícios de se ter um em casa!




2 comentários:

  1. olá!!
    muito fofo esse blog!
    Nós temos um cachorrinho...mas a minha filha não fica muito com ele por ser muito grande ela não gosta muito..quando ela tiver maior talvez se acostume.
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada andressa, achamos sua filha muito fofa aqui! :)
    e algumas crinças pequenas realmente tem medo de cachorros, especialmente os grandes.. mas quando ela crescer com certeza ela vai se acostumar com ele.
    volte sempre! beijos

    ResponderExcluir