sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os perigos do plástico.

                 
             É cada vez mais comum encontrar a inscrição “BPA Free” em produtos para bebês, especialmente mamadeiras e recipientes do gênero. Acredite isso é um bom sinal. Ser “BPA Free” significa que o produto não possui o Bisfenol A em sua composição. Esse composto, utilizado na fabricação de plásticos e no revestimento de latas de alimentos e bebidas, tem sido alvo de estudos e discussões por possivelmente causar sérios danos à saúde, especialmente dos bebês. Ele pode ocasionar alterações no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê (função da glândula tiróide e crescimento do cérebro); mudanças no comportamento e no desenvolvimento do intelecto (hiperatividade e agressividade). Também foi associado à obesidade, problemas cardíacos, diabetes, câncer, puberdade precoce e tardia, abortos, infertilidade, anormalidades no fígado, e até problemas sexuais em homens, como a diminuição da qualidade e da quantidade de esperma.
Esse composto é muito utilizado por ser leve, transparente, duradouro, evitando rachaduras e tornando os recipientes de plástico mais resistentes. Nas latas, ele evita que elas enferrujem. A substância, que já foi proibida em vários países, pode causar danos aos pequenos mesmo quando ingerida em pequenas quantidades, e por estar presente na maioria das mamadeiras de plástico, tem causado polêmica. Sem saber você pode estar oferecendo uma substância extremamente perigosa para seu filho.

Ainda não se tem certeza, sobre o real impacto da substância na saúde dos bebês. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que a quantidade de Bisfenol A presente no plástico (0,6mg/kg) é segura, pois é eliminada pela urina sem alcançar a corrente sanguínea. Mas porque correr riscos se é possível evitar? Prefira utilizar mamadeiras e outros utensílios (vasilhas, copos, tigelas, talheres, etc.) de vidro, e evite, principalmente, aquecer alimentos nos vasilhames de plástico, pois com o calor, uma quantidade maior do Bisfenol A se solta. Os produtos com a etiqueta “BPA Free” também são uma excelente opção, no Brasil ainda não são muito comuns, mas é possível encontrá-los por aí. Mam, Nuk e Dr Brown’s são alguns exemplos de marcas que  possuem linhas de mamadeiras e outros itens de alimentação certificados com a etiqueta “BPA Free”. Não deixe que a escolha de uma mamadeira mude a vida do seu filho!


4 comentários:

  1. Obrigada pela visitinha em meu blog...
    Te espero mais vezes por lá!

    Beijos!

    Lívia.

    ResponderExcluir
  2. Vou correndo ver se as mamadeiras que eu comprei são desse free ai,kkkk...É da marca AVENT, comprei nos EUA...Será?

    Adorei a dica, bjokas

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e elogio aos meus bonecos!! Realmente o plástico é um perigo não só para os pequenos, mas para os adultos tbm. Vou recomendar o post, beijão!

    ResponderExcluir
  4. Li, iremos visitar sempre! Passe por aqui também.

    Mãe do gui, o site da AVENT diz que eles só vendem produtos BPA Free na América do Norte, mas é mais seguro entrar em contato com eles para ter certeza, afinal é um assunto mega importante né.

    Letícia, muito obrigada pela visita! Volte sempre. beijos

    ResponderExcluir