quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Primeiro dia de aula

 
Algumas crianças se adaptam super bem à escola, adoram freqüentá-la desde o início. Outras, porém, não se adaptam tão facilmente. Segundo a especialista em educação infantil Gisela Wajskop, é comum e completamente normal que as crianças se sintam inseguras e com medo ao começar a freqüentar a escolhinha ou a creche, nem todas conseguem lidar sem problemas com essa separação e mudança de rotina.

Décadas atrás, as crianças entravam mais tarde na escola, aos cinco ou seis anos, e a separação entre a mãe e o bebê era feita de forma mais lenta. "Hoje em dia, a quebra é muito rápida. Os pais até se sentem culpados por não poder passar mais tempo com o bebê", conta Wajskop.

Algumas dicas podem facilitar essa separação, tanto para os pequenos quanto para os pais: O primeiro passo para a família ficar mais segura é escolher bem a escola. Gisele sugere que os pais não façam a opção só pela racionalidade: "Não adianta escolher uma escola bilíngüe, mas com uma equipe na qual a mãe não confia". Além de se sentirem bem atendidos e acolhidos, os pais precisam concordar com a proposta pedagógica e as regras da escola. "A criança percebe se o pai critica a escola o tempo todo", avisa.

Depois de escolhida a escola, vem um período de adaptação, tanto para as crianças quanto para os pais. Antes do primeiro dia, as escolas costumam fazer uma entrevista com os pais, para saber mais sobre a criança. Coordenadores pedagógicos recomendam que eles digam o que o filho está acostumado a comer, qual o horário de sono, questões médicas e qualquer outra particularidade. 

Nos primeiros dias dos pequenos, muitas escolhinhas e creches pedem que os pais ou outro adulto de referência permaneçam na instituição. "O abandono é traumático. Não existe mais aquela história de deixar a criança no portão da escola e sair correndo. Com o período de adaptação, também não tem choradeira", diz Wajskop.  Aos poucos, a confiança dos pais e do bebê na escola vai aumentando. Para isso, os especialistas recomendam que a parceria seja incrementada com muita conversa. Pais precisam ouvir a escola e vice-versa.

3 comentários:

  1. Saudades de vc, tá tudo bem??Deu uma sumida né?
    O primeiro dia do aula é tenso, a gente chora junto, mas temos que ficar calmas para ajudá-los nessa fase, lembro do 1ª dia do Mi, deixei ele chorando na escola e eu com um sorriso no rosto, mas qd me virei desabei a chorar,hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, ano que vem o Gui vai para a escola, estou apavorada!!!!

    Imagina, ele bem e eu me acabando de chorar, ahahahah

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Questão complicada essa, na verdade as crianças estão precisando ir cedo demais pra escola, uma judiação, meu sobrinho foi com 3 anos, não gostou, ficou em casa mais um ano, foi aos 4 novamente sem problema algum, era a hora dele naturalmente, e agora com 5 e meio adora a escola, a irmão pediu pra ir e entrou com 3 anos, não precisou nem de período de adaptação, se todos os pais pudessem esperar a hora de cada criança seria o ideal, mas nem sempre é possível,
    bjs

    ResponderExcluir