quarta-feira, 29 de junho de 2011

Berçário, babá ou casa da vovó?

         Voltar ao trabalho é um dilema para muitas mães. Nós já fizemos um post aqui sobre o assunto (o fim da licença maternidade),  e recebemos vários comentários. A maioria das mamães que comentaram (e também outras que vimos pela blogosfera) optou por parar de trabalhar até que seus pequenos tivessem, pelo menos, idade suficiente para freqüentar a escola, entre 2 e 3 anos. Mas nós sabemos que nem todas podem parar de trabalhar, e algumas nem querem. Para essas, cedo ou tarde vai chegar o momento de tomar aquela senhora decisão: quem vai cuidar do meu filho? E escolher corretamente é importante, não só para o bem-estar dos pequenos, mas também para que você possa trabalhar em paz.
         As três opções mais comuns são: berçário, babá ou casa da vovó. Cada um tem seus pontos positivos e negativos, e segundo alguns especialistas, o ideal é escolher aquela que melhor se adapta a rotina da família. Mas tenha sempre em mente que essa escolha não é definitiva: não deu certo, mude!

Berçário: 

  • Pontos Positivos (de um bom berçário): Capacitação dos profissionais; estrutura pronta para receber os bebês; e a criança fica mais independente e mais sociável.
  • Pontos Negativos: Devido à concentração de vários adultos e crianças em um local e à baixa imunidade que as crianças pequenas costumam ter, é muito comum a proliferação de doenças contagiosas como gripes, resfriados, amidalites, e até viroses.
  • O que a mãe deve verificar: Se a estrutura do local é boa (pergunte onde seu bebê ficará quando estiver acordado e verifique se não há tomadas, escadas e cia por perto); se os profissionais são capacitados (verifique inclusive se há alguém capacitado para cuidar de pequenos probleminhas de saúde, como um corte ou uma dor de barriga); visite a cozinha; procure conhecer todos os funcionários e verifique os hábitos de higiene do local.

Babá:

  • Pontos Positivos: Seu pequeno não vai precisar sair de casa e consecutivamente não ficará tão exposto às doenças citadas acima; possibilidade de ter a presença de algum membro da família próximo (é muito comum ver mães que deixam o pequeno e a babá na casa das avós); você poderá treinar a profissional de acordo com seus valores e ideais; e praticidade para os pais, que não vão precisar carregar o bebê e toda aquela mudança (carrinho, roupa, papinha, etc.) de um lado para o outro.
  • Pontos Negativos: Invasão da privacidade; e falta de segurança (todos os dias, vemos na televisão inúmeros casos de bebês que são agredidos pela babá na ausência dos pais, isso pode ser amenizado com a instalação de câmeras, com um dos pais ou avós aparecendo em momentos diferentes do dia em casa, e principalmente escolhendo um profissional capacitado, conhecido, e com boas referências).
  • O que a mãe deve verificar: Se a profissional é capacitada (não basta apenas gostar de crianças, a babá tem que estar preparada para cuidar delas); se é paciente e gosta do que faz; e se possui boas referências. Procure treinar a profissional, ensiná-la a cuidar do seu pequeno segundo os valores e costumes da família. É importante que a mãe escolha a dedo essa pessoa, afinal ela vai cuidar do seu bem mais precioso: seu filho.

Casa da Vovó:

  • Pontos Positivos: Você se sentirá tranquilo, afinal você sabe que seu pequeno estará seguro e bem cuidado, com alguém confiável e que sabe cuidar de crianças; o fato do seu filho poder crescer no ambiente de casa, assim como no caso da babá; e confiança, pois por mais que você confie em uma babá, você sempre irá confiar mais na sua mãe não é mesmo?
  • Pontos Negativos: Muitas vezes as avós não tem mais disposição para correr atrás das crianças o dia todo, e algumas têm várias ocupações. Engana-se quem pensa que toda vovó fica em casa assando biscoitos o dia todo, hoje em dia elas viajam, saem para dançar e até trabalham Não pense que sua mãe, ou sua sogra, tem obrigação de ter disponibilidade 24 horas por dia para cuidar do seu filho. E outro ponto importante: que avó deseduca todo mundo sabe, ganhar uma bala antes do almoço no domingo não vai matar seu filho, mas todos os dias pode sim ser muito prejudicial. Se a avó cuida da criança diariamente, ela tem que fazer um pouco do papel de mãe, tem que ser chata, e saber falar não.
  • O que a mãe deve verificar: Se avó quer, e pode ficar com a criança todos os dias; e se ela ainda tem disposição e saúde para fazer isso. A avó pode ainda ser uma excelente aliada nas emergências, como aqueles dias em que a criança está doente ou que os pais estão viajando.

4 comentários:

  1. Eu como optei por parar de trabalhar para cuidar do meu João, eu nem tenho idéia do que faria se precisasse trabalhar, mas acho que o melhor mesmo é pesquizar e saber o que realmente é o melhor para o bebê...beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  2. Dificil né? Tudo tem seus prós e contras...ainda bem que ainda não preciso pensar nisso...rsrs..beijos! Re+

    ResponderExcluir
  3. Eu não trabalhava antes do Miguel nascer, um mês antes ele fazer 1 ano comecei com a pequenos mimos, mas era bem tranquilo, No começo desse ano optei por colocá-lo na escolinha para que ele pudesse interagir com outras pessoas por ele ser extremamente grude comigo, para ele é pura diversão, mas nossa rotina é flexível, dias de frio ou se estou com pouca encomenda ele falta numa boa na escolinha. Como trabalho em casa ele só fica meio período e me programei para o período da tarde ficar com ele, faço minhas coisas as vezes mas a prioridade é dele.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Fran,você teve a possibilidade de parar de trabalhar e fica só cuidando do João né, e tenho certeza que você fez a escolha certa. Ninguém cuida tão bem quanto a mãe!

    Re, por enquanto também não me precoupo com isso! hehe mas é uma decisão muito importante!

    E Pri, essa é a grande vantagem de trabalhar em casa não é? Você tem muita flexibilidade de horários!

    Beijos e obrigada pela visita de todas.

    ResponderExcluir