quinta-feira, 16 de junho de 2011

É gripe, resfriado ou alergia?



         O frio chegou. E como ele aqueles velhos conhecidos das mães: tosse, nariz entupido, febre, dor de garganta, espirros e Cia. Ao contrário do que muitos pensam, gripe, resfriado e alergia não são a mesma coisa, apesar de todos eles apresentarem praticamente os mesmos sintomas citados a cima. A gripe é causada pelo vírus influenza (A e B), que sofre mutações sazonais (daí a necessidade de se tomar vacina todos os anos), já o resfriado é causado, em 70% dos casos, pelo rinovírus, mas existem mais de 100 tipos dele, por isso é tão difícil desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, e a forma de contágio se dá, principalmente através do contato. Basta uma criança espirrar em um brinquedo, outra tocar no mesmo e levar a mão à boca ou ao nariz e pronto, contágio feito. A alergia, por sua vez, é uma resposta do organismo a substâncias que ele considera alérgenas, como ácaro, poeira, pelos de animais, polém ou fungos.
         No caso da gripe, os sintomas (coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros, febre e etc.) são mais intensos, incluindo casos de febre alta, dores musculares e cansaço. Já o resfriado apresenta esses sintomas mais moderadamente. Os sintomas da alergia também são bem parecidos: coriza, espirros e obstrução nasal. Uma boa maneira de diferenciar as reações alérgicas das doenças citadas acima é a freqüência com que os sintomas se manifestam, segundo Olavo Mion, otorrinolaringologista da Academia Brasileira de Rinologia (ABR) as gripes e resfriados são mais esporádicas e, depois que se manifestam, não costumam acontecer em seguida. Se os sintomas se repetirem diversas vezes em um curto período de tempo, pode ser sinal de reação alérgica. Claro que a melhor maneira de identificar o problema é visitando o pediatra. Só ele poderá afirmar com certeza o que seu filho tem. E falando no médico, nunca medique seu pequeno sem indicação dele.
Para mais informações: Revista Crescer.

4 comentários:

  1. Oie!!
    O texto é muito legal mesmo né?
    Eu recomendo CC,hehehe.
    Aqui em casa quem pegou uma bela gripe fui eu e não o pequeno,hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post!!!
    As vezes demoro para identificar o que é que eu tenho se é gripe, alergia ou sei lá o que... imagina no bebezinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa nem sei o que vou fazer quando o João pegar seu primeiro resfriado ou seja lá o que for, acho que vou ser uma mamãe desesperada....kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Obrigada a todas pela visita!

    E Fran, tente não se desesperar! hehe É só seguir as orientações do pediatra que tudo dá certo.

    Bom final de semana, beijinhos!

    ResponderExcluir