segunda-feira, 13 de junho de 2011

Os 10 melhores livros infantis.

          Nós já falamos aqui sobre a importância de se incentivar seu filho a ter gosto pela leitura (aqui), mas com quais livros começar? Todos os anos cerca de 2 mil são lançados no Brasil. Como escolher entre tantas opções?  É muito comum ver papais e mamães circulando pelas livrarias sem saber ao certo qual o livro mais indicado para seu filho.  E foi para ajudar esses pais indecisos que a Revista Crescer, com orientação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e vários especialistas em literatura indicados por ela, elegeu os 55 melhores livros infantis, classificando-os de acordo com a idade indicada para cada um deles. São livros para você ler com seu filho, ou para que ele se aventurar sozinho. Dentre os 55, nós selecionamos os 10 melhores, aqueles que com certeza devem fazer parte da sua biblioteca. Mas você pode conferir a lista completa aqui.


  • Reinações de Narizinho, volume 1 e 2 (Monteiro Lobato)
Segundo a Crescer, ele foi o mais citado entre os especialistas, e não é por acaso. Esse livro, escrito em 1931, foi o propulsor das histórias fantásticas, cheias de aventura e mistério do Sítio do Pica-Pau Amarelo. É indicado para crianças de 6 anos ou mais (lembrando que essa classificação é apenas para guiar os pais, não uma regra).




  • Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)
Foi o único livro de poesia citado. Cecília Meireles, que dispensa comentários quanto ao seu talento e sensibilidade poética, introduz a criança em um divertido jogo de palavras e mostra que a vida é feita de escolhas. A partir dos 4 anos.



  • Flicts (Ziraldo)
Através da história de uma cor, muito triste e solitária, o autor de “O Menino Maluquinho” mostra que todos nós temos nosso lugar no mundo. Também indicado para os pequenos com 4 anos ou mais.




  • Da Pequena Toupeira Que Queria Saber Quem Tinha Feito Cocô na Cabeça Dela (Werner Holzwarth)
A divertida história mostra a saga de uma toupeira que vai de animal em animal à procura de formatos de cocô para descobrir quem é que fez a arte na cabeça dela. A partir dos 3 anos.




  • Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll, edição da Cia das Letrinhas, contada por Ruy Castro e ilustrada por Laura Beatriz)
Dentre as várias edições que a clássica história de Alice possui, essa foi a mais citada pelos entrevistados. É mais indicada para as crianças maiores, com 9 anos ou mais.


  • Oh! (Josse Goffin)
“À primeira vista, um peixe. Mas a página abre e oh! — ele vira um pato.” O melhor desse livro são as ilustrações, que surpreendem o pequeno leitor, o fazendo soltar um Oh! depois do outro. É ótimo para os pequenininhos, com 2 anos de idade.




  • A Vida Íntima de Laura (Clarice Lispector)
Ruivinha, de pescoço horrível, Laura é uma galinha comum e de vida bem agitada. Casada com o galo Luís, não é muito inteligente. Bota muitos ovos por dia. Famosa pelos textos adultos, Clarice está excelente no universo infantil. Aborda temas como o medo da morte e o valor das qualidades pessoais de forma divertida e inspiradora. A partir de 5 anos.




  • Olivia (Ian Falconer)
Olívia é uma porquinha que nunca se cansa. Para entreter essa sapeca, sua mãe resolve levá-la a vários passeios que instigam a curiosidade sobre as várias formas de expressão artística. Ótimo para iniciar os pequenos no mundo das artes. A partir de 3 anos.



  • O Homem que Amava Caixas (Stephen Michael King)
O premiado autor e ilustrador, fala de um pai que, sem saber expressar em palavras seus sentimentos pelo filho, presenteia-o com engenhocas feitas com caixas. Mostra os artifícios possíveis para expressar amor. Indicado para os pequenos com 4 anos.




  • A Arca de Noé (Vinicius de Moraes)
Quem não conhece a Casa sem teto, sem chão e sem parede da Rua dos Bobos, número 0? No seu único livro feito para o público infantil, Vinicius apresenta 32 poemas que se tornaram clássicos musicais nos anos 80, como “A Casa” e o “O Pato”. A partir dos 4 anos.





          Além dessas 55 obras, a Revista Crescer lança todos os anos uma lista com os melhores 15 livros infantis do ano anterior. Também é uma ótima referência! Veja aqui a edição de 2011.

2 comentários:

  1. Obrigada pela visita, amo tudo sobre livros e sempre incentivo esse gosto aqui em casa.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada você, Pequenos Mimos. E pegue essas dicas de livros, são todos ótimos! Recomendamos!
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir