segunda-feira, 20 de junho de 2011

Consumismo Infantil.


         
          É completamente normal que uma mãe queira vestir sua filha como uma princesinha, comprando as melhores marcas infantis do mercado. Se a família tem condições de bancar um guarda-roupa lindo para os pequenos, não há problema nenhum nisso, afinal que mãe que consegue resistir as marcas infantis, que estão fazendo peças cada dia mais lindas e descoladas? Nós mesmas adoramos os blogs voltados para a moda infantil, e não recriminamos ninguém por gostar disso. O problema está quando o ato de comprar roupas bonitinhas se transforma em consumismo infantil. Muitas mães estão criando, sem notar, pequenas consumistas em casa, crianças que se preocupam mais com a marca do vestido que estão usando do que com qualquer outra coisa. Crianças que um dia se tornarão adultas, e tem uma grande probabilidade de ter problemas com esse consumismo excessivo.
          Não estamos falando apenas do problema financeiro, esse consumismo muitas vezes acaba fazendo com que as crianças se preocupem excessivamente com sua aparência. Especialmente as meninas, é muito comum ver algumas com menos de 5 anos querendo passar maquiagem, fazer escova no cabelo e usar roupa de marca. Esses dias eu presenciei uma cena, em que uma menininha que não aparentava ter mais de 8 anos estava chorando, dizendo que estava muito feia para sair de casa. Quando eu vejo isso eu só consigo pensar em uma coisa (que foi a mesma que a Constance Zahn citou no seu blog em um post sobre o tema): que estão roubando a infância dessas crianças. Elas estão se tornando adultas, e tendo preocupações de gente grande antes mesmo de chegarem aos 10 anos!
          Há um pouco mais de dois meses saiu uma matéria no site do Estadão sobre o “Fashion Weekend Kids”, um evento de moda infantil que aconteceu em São Paulo. Várias mães, tias, suas filhas e sobrinhas foram entrevistadas, e pasmem com os absurdos que apareceram na conversa: “Sabe o que eu acho? Se a gente comprasse na C&A, na Riachuelo, elas não estariam tão antenadas. Eu não imagino minha filha colocando uma roupa da Renner nem para dormir.” Ou “Sua sobrinha gosta de grife? Sofia (apontando para a bolsinha Givenchy branca da menina): O que você acha?”. E há muito mais. Essas mães acham lindo o fato de suas filhas darem valor ao dinheiro e as marcas acima de tudo.
          Nós devemos ficar atentas aos valores que estamos passando aos pequenos. Ninguém nasce consumista. Nenhuma menina nasce se preocupando com a marca dos sapatos que está usando. Antes de ensinar sua filha a valorizar o dinheiro, o luxo e as marcas famosas, pense na pessoa que você quer que ela torne no futuro.

6 comentários:

  1. Amei seu post, as mães passam os valores que elas tem para os filhos e filhas, e as meninas tem ficado muito ligadas as marcas, as mães querem exibir suas princesas com as marcas, existe várias roupas e acessórios lindos no mercado por um preço excelente mas não carregam as famosas etiquetas e essas mães não compram.
    É triste ver essas crianças com a infância roubada e o pior de tudo é que provavelmente se tornarão adolescentes fúteis.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Apoiadas!É realmente preocupante essa influência pelo consumismo..e perigosa!
    Claro que as vezes nos rendemos,adoramos ver as nossas filhotas com roupas mega transadas que estão nas páginas da Vogue Kids,vamos ser sinceras né? rsrsrrs
    Mais dá pra encontrar muitos genéricos viu rsrs?Helena usa de c&a,renner á Zara e muito feliz,e eu mais ainda! rsrsr
    Porque não importa a marca,o q importa é o conforto,e as produções mega transadas que vejo nas páginas das revistas de moda kids,quem faz sou eu, e ela anda sempre um arraso!! e não preciso gastar 500,00 pra isso!

    Um grande beijo
    Karine
    http://aventurasdomundomaterno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo, eu uso roupa da Renner, da C&A, da Leader, do brecho e João vai ser a mesma coisa, a lojinha que estou fazendo o enxoval dele é a mais barata da cidade, coisas que acho a R$4,00, não quero um filho consumista, quero um filho que dê valor as pequenas coisas da vida, o mais absurdo são as mães, pais, tios, tias, avós, enfim, a família achar isso bonito.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá... Que blog mais inteligente eu amei e já estou seguindo, faço parte dos blogueiras unidas... Se puder faz uma visitinha no meu blog ok?! Beijos e se puder me segue tmb...

    ResponderExcluir
  5. Tenho visto algumas cenas assim tb... minha filha é adolescente e diz que odeia as meninas que só tem esse tipo de preocupação, que só falam nisso... ainda bem que ela pensa assim... é triste ver meninas e adolescentes que só valorizam o corpo e o que vestem e calçam...

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todas pela visita e pelos comentários! Fico feliz que vocês tenham gostado do post, e também que vocês não estejam incentivando esse consumismo infantil exagerado em casa!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir