quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dicionário Materno.

Muitas mamães ficam completamente perdidas na hora de comprar o enxoval do primeiro filho, são inúmeros nomes de coisas que muitas nunca ouviram falar (ou se ouviram, não faze a menor idéia do que sejam!). E para ajudar essas mães de primeira viagem, o Bloguinho da Mamãe fez um pequeno dicionário, com alguns itens que fazem parte do universo dos bebês. Afinal, é só tendo um filho que realmente se conhece essas coisas!

  • Cueiro: É um tipo de manta de flanela usada para enrolar o bebê. Hoje em dia, há uma grande variedade de mantas no mercado, feitas de algodão, linho, etc. Algumas são vendidas acompanhadas do conjunto de saída de maternidade.

  • Saída de maternidade: Como diz o nome, é uma roupinha para o bebê usar quando sair do hospital. Sempre com mangas  e calça comprida, a saída pode ser tipo um macacão ou tipo calça + casaquinho.

  • Moisés: Pequeno berço tipo cestinha, muito usado antigamente com a finalidade dos recém nascidos dormirem ao lado das mamães. Hoje existe uma infinidade de modelos diferentes, tipo berços de tela, ou o berço da marca “The first years” para colocar no meio da cama.

  • Conjunto de pagão: É um conjuntinho formado por camiseta, calça de malha e casaquinho. É um termo antigo, atualmente a gente usa mais conjunto de body + culote.

  • Body: É um tipo de camisa que fecha no meio das pernas do bebê, tipo um maiô. Muito prático para a troca de fraldas.

  • Culote: Calça de malha, que pode ter pé (como uma meia acoplada) ou não. Caso queira aproveitar a peça por mais tempo, compre as que não vem com pé.

  • Mandrião: É uma roupa tradicional para celebrar o batismo. De cor branca, tipo uma túnica, geralmente tem bordados também brancos e acompanha uma touca. O modelo é o mesmo para meninos e meninas e pode ser passado de geração para geração.

  • Sling: O sling segue o princípio do “canguru”, uma bolsa para colocar o bebê dentro. Atualmente, os modelos de sling estão super atualizados e são uma febre entre as mamães, principalmente as mais moderninhas. Eles deixam os pequenos deitados e são super confortáveis (tanto para quem for carregar quando para a criança). É mais indicado para nenéns bem novinhos, pois dá aquele aconchego de útero materno.

  • Paninho de xixi: Um pequeno lençol muito utilizado, tanto para forrar o berço, levar na bolsa para usar no trocador de fraldários ou mesmo em casa.

  • Fraldinhas de boca: Fraldas de tamanho reduzido, feitas para limpar a boca e as gofadinhas do bebê.

  • Fraldinhas de ombro: São fraldas que já vêm num tamanho certo para colocar por cima do ombro, quando você for colocar o pequeno para arrotar.


E alguém mais está tendo problemas em colocar fotos nos posts? Aqui está impossível! Não dá para colocar de jeito nenhum. Um ótimo feriado a todas!

10 comentários:

  1. Adorei o post pq estou pedida com o enxoval do meu João..beijocas

    ResponderExcluir
  2. Devia ter vindo aqui a 9 meses atrás, antes do Gui nascer!!!

    Adorei as dicas!!!

    bjo e bom são joão!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas informações. Embora já tenha um filho de 6 meses, acho importante nos ajudarmos! beijão adoro seu blog

    ResponderExcluir
  4. Lá no meu blog eu fiz uma análise das fraldas que usei com o Be, para facilitar as mães na hora da escolha. Vale a pena conferir
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog!
    Parabéns, passa pra conhecer o meu!!
    Abç

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!

    Vim retribuir a visita que fizeram no meu blog e conhecer o cantinho de vocês. Amei! E em breve vou precisar muito, pois já estou planejando um bebê...
    Parabéns pela idéia! Com certeza vocês devem ajudar muuuuiiitas mães de 1a. viagem!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse dicionário informativo! Tem coisas que muitas new mommys ficam perdidinhas!!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  8. Amiga fala pra ele comprar um sling é ótimo demais, outra coisa boa é o banho de balde, a única vez que meu filho teve cólicas ele berrava e qd coloquei no balde ele relaxou muito, parecia mágica,hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa vou falar sim! Do sling, do balde e também vou passar as outras dicas que estava lá no seu blog.
    Muito obrigada! Beijos

    ResponderExcluir