sexta-feira, 10 de junho de 2011

Era uma vez...

          Semana passada nós fizemos dois posts aqui falando sobre brinquedos, um era sobre como escolher o brinquedo ideal para seu filho e o outro dava dicas de brinquedos interessantes. Porém, a gente se esqueceu de falar sobre um item que não chega a ser um brinquedo, mas é muito divertido, e capaz de transportar crianças e adultos para outro universo: o livro.


          Introduzir a criança nos universos dos livros é extremamente importante, afinal o melhor momento para desenvolver o hábito de leitura é exatamente na infância. E não existe maneira melhor de começar a fazer isso que contando histórias. Esse costume, além de introduzir os pequenos a esse universo, aumenta e ajuda a desenvolver seu vocabulário, fortalece o vínculo entre eles e os pais e ainda ensina valores morais, que são transmitidos através das histórias.



          Ah, e o melhor de tudo é que as crianças adoram esse momento! Se você for um bom ator e interpretar, utilizando entonações diferentes, elas vão ficar ainda mais fascinadas. Use e abuse da criatividade, e o momento vai ficar cada vez mais divertido! Quem não tem muita prática pode fica um pouco travado no começo, mas não se preocupe (e principalmente não desista!), que com a prática, contar histórias vai virar uma atividade super natural.
          Não existe idade certa para começar. Segundo alguns especialistas, as crianças começam a entender realmente as histórias por volta dos dois ou três anos, mas isso não significa que você só possa começar com as histórias a partir dessa idade, os bebês adoram ouvir o som da sua voz, e são super estimulados por livros coloridos e com figuras grandes. Uma dica legal é deixar o bebê pegar o livro, deixar que ele brinque e puxe as páginas, isso estreita a relação que ele tem com esse objeto, é a sua maneira de “ler”.


          O que não faltam por aí são livros infantis, as livrarias possuem seções imensas voltadas especialmente para os pequenos (aliás, já existem livrarias especializadas nesse público). Outra dica é levar seu filho para passear nas livrarias, o deixando escolher um livro. Isso também é um grande incentivo à leitura.

Fonte:
Revista Crescer (Livros desde bebê, sim!); Revista Crescer (A importância de contrar histórias); e Portal da Chris Flores.

4 comentários:

  1. Nossa estamos em sintonia, hoje fiz uma postagem sobre a leitura na infância no meu blog,hehehe
    Faço livros que são verdadeiros brinquedos, as crianças tem amado.
    www.pequenosmimos,blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu pequeno adora livros...Amei o post!
    Sempre passo por aqui, agora não estava conseguindo deixar comentários, acho que é por causa dessa manutenção do Blogger.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Pequenos Mimos, vamos passar lá no seu blog pra ver seus livros, ficamos super curiosas!
    E Andréia, o Blogger anda com um probleminhas mesmo, também não consigo comentar em alguns blogs..

    Obrigada pela visita gente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Meu baby adora livros, tem 2 anos e já tem uma biblioteca bem diversificada!
    Parabéns pela matéria...
    Beijos

    ResponderExcluir