segunda-feira, 6 de junho de 2011

O fim da licença maternidade.


          Voltar a trabalhar ou não? Muitas mulheres decidem abandonar sua carreira, estudos, e várias outras atividades, para cuidar dos pequenos em tempo integral. Outras já tomam a decisão de voltar ao trabalho após o término da licença à maternidade antes mesmo de ficarem grávidas. O fato é que muitas mães se sentem culpadas em deixar seus filhos sob cuidados de terceiros, e a melhor maneira de lidar com essa culpa é refletindo sobre os pontos positivos de se voltar ao trabalho. O momento da separação é uma experiência importante para a criança, ela aprende a lidar como esse tipo de sensação e também se relaciona com outras pessoas. Além disso, ter uma mãe que sempre trabalhou, e que sempre batalhou por seus objetivos, pode ser um exemplo e tanto para seus filhos. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que as mães mais felizes são aquelas que mantêm uma carreira. Segundo este estudo, mulheres com uma carreira bem estruturada se sentem melhor consigo mesmas porque, entre outros motivos, podem contribuir com as despesas da casa, o que as deixam em uma posição de igualdade no seu casamento.  Não que isso seja uma regra, muitas se sentem perfeitamente realizadas abraçando exclusivamente a profissão de mãe (que todas sabemos que dá um trabalho e tanto!). Mas se você decidiu voltar ao trabalho, por opção ou por necessidade, segue abaixo uma lista de tópicos que vai deixar esse “momento do desapego” com seu pequeno mais fácil e seguro.

Encontre alguém para cuidar do seu filho.
          Este é o momento mais importante, saber que seu filho está feliz e bem cuidado é o mínimo que você vai precisar para poder trabalhar em paz. São inúmeras as opções: berçário, creche, babá, empregada, avó, vizinha, etc. E na hora da escolha você deve priorizar aquela que mais de deixar segura, e também a que mais se adequar a sua condição financeira. Mas lembre-se que essa não é uma escolha que deve ser tomada sozinha, se possível converse com seu marido e familiares para saber qual a melhor opção, se você possuir parentes ou amigos que já passaram pela mesma situação melhor ainda! Nada melhor do que um conselho de alguém experiente.



Procure ter flexibilidade no trabalho.
          Claro que não são todas as mulheres que conseguem isso, mas se você tiver a possibilidade de ter uma rotina com horários menos rígidos sua vida com certeza será mais fácil. Afinal, se tem uma palavra que combina com criança, essa palavra é imprevisto. Nunca se sabe quando elas ficarão doentes e precisarão de você. Além disso, ter horários mais flexíveis garante que você não perderá eventos importantes, como por exemplo, reuniões na escola.

Administre seu tempo em casa.
          Se você estiver realmente presente no tempo que passar com seu filho, você se sentirá menos culpada nos momentos em que não estiver com ele. Uma dica é importante é não delegar todos os afazeres da casa para você, caso contrário você passará todo o tempo que estiver em casa cozinhando ou fazendo faxina, e o tempo disponível para seus filhos será praticamente zero.

          Não esqueça que a decisão de voltar ao trabalho ou não só cabe a você. Escolha com base nos seus julgamentos e não nos preconceitos e opiniões do mundo sobre o que é ser uma boa mãe. E lembre-se que as decisões tomadas agora não são eternas, a vida é uma caixinha de surpresas, e nunca se sabe o que vai acontecer amanhã.

6 comentários:

  1. Quantos dilemas na vida de mãe!!! Fiquei bastante tempo sem trabalhar para ficar com meus filhos! Retomando tudo agora! Depois de 4 anos. Acho que a gente tem que buscar nossa satisfação pessoal, seja ela qual for!!! E acho que todas as experiências valem a pena! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. É eu já me imagino no dia em que deixarei o bebê em casa, nem o tenho nos braços e já não quero largar, como assim? Imagino que chorarei mais que ele com toda certeza afinal manteiga aqui estou, mas tenho uns meses ainda para pensar como me adaptarei...
    bjinhossssss

    ResponderExcluir
  3. Que blog maravilhoso!
    Adoramos conhecer dicar super preciosas! Parabéns!
    Aproveitamos para convida-los para conhcer a Le Chouê bem como nosso blog. Esperamos que gostem!
    Grande beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita de todas!
    E é isso mesmo Anna, todas temos que buscar nossa satisfação pessoal, e cada mulher tem a sua né? Não dá pra generalizar.

    Isa, é sempre a mãe que sofre mais nesse momento. Mas aproveite os meses que você ainda tem com o seu pequeno, que no fim vai dar certo!

    Lê Chouê, obrigada pela visita! Visitamos sempre seu blog, adoramos!

    Beijinhos e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa o pai e eu decidimos antes de engravidarmos que eu pararia de trabalhar para cuidar do nosso bebê até ele ter autonomia para ir para escola (entre 2 ano e meio e 3) hoje nossa pequena tem quase 10 meses e cada dia temos mais certeza da nossa escolha :)
    Post muito bom para ajudar mamães que escolham voltar ao trabalho ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Muitas mães fazem isso Andrea, decidem só voltar ao trabaalho quando as crianças estão na idade de ir pra escolhinha. Se a mãe tem a pode de parar de trabalhar, é uma opção!
    Obrigada pela visita! Beijinhos.

    ResponderExcluir