terça-feira, 14 de junho de 2011

Você sabe o que é Cesárea Eletiva?


         
         Se não, já é hora de conhecê-la, e saber dos imensos riscos que sua escolha pode trazer para seu bebê. Este tipo de cesárea acontece quando a cirurgia é agendada antes da grávida entrar em trabalho de parto. Ela é cômoda tanto para os pais, que podem se programar melhor, quanto para os médicos, que não precisam desmarcar consultas para realizar um parto a qualquer momento. Mas trazer seu pequeno ao mundo desta maneira, sem que haja necessidade, pode acarretar diversos problemas para ele, como por exemplo, infecções respiratórias, febre, alteração na sua temperatura, e várias outras complicações relacionadas a um nascimento prematuro, como ele deixar de ganhar peso e de amadurecer os pulmões, e ainda correr o risco de precisar ser internado em uma UTI neonatal. Diz-se prematuro porque pode acontecer do médico errar no cálculo gestacional e o bebê nascer antes da hora.
         Adiantar o parto é perigoso mesmo que esteja faltando apenas uma semana para o nascimento. Segundo o Antônio Júlio de Sales Barbosa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Catarina, uma semana pode parecer pouco para nós, mas para um bebê que está dentro da barriga da mãe é muito tempo. Não é porque eles passaram da 37a semana (pois a partir dessa semana, os bebês deixam de ser considerados realmente prematuros) que eles já estão 100% prontos para nascer, afinal é entre a 38a ou 39a semana que o pulmão dos pequenos termina sua fase de amadurecimento.
         E mesmo com todos esses riscos o número de cesáreas eletivas tem crescido consideravelmente, não só no Brasil, mas em vários outros países ocidentais. Mas para descobrir o porquê deste dado alarmante temos que mergulhar na origem do problema: porque a maioria das mães tem optado pela cesárea e não pelo parto normal. Pode ser por falta de informação, por medo ou até mesmo por incentivo do médico, o fato é que se construiu um mito em torno dos riscos envolvidos no parto natural. Mitos que já foram totalmente invalidados.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um estudo realizado em países asiáticos mostrou que as grávidas que passaram por uma cesárea têm mais de sofrer complicações sérias, que podem levar à morte. Caso a cesárea seja realizada antes da mulher entrar em trabalho de parto e sem indicação médica, os riscos são 2.7 vezes maiores do que no parto vaginal, segundo as estatísticas. Já no caso dos partos cirúrgicos feitos antes do trabalho de parto, mas com indicação médica, o número cai para 2.1.
         O parto natural traz muitos benefícios, para mãe e para o bebê. Caso não ocorram complicações, esse procedimento segue o curso natural da vida, o bebê nasce na hora certa, a mãe se recupera mais rápido, e não há cicatrizes. Mesmo assim segundo o Ministério da Saúde, somente no SUS 33,25% dos partos realizados em 2008 foram cirúrgicos, o que representa cerca de 655 mil cesáreas. Um número altíssimo e muito superior ao que aos 15% (do total de partos de um país) recomendados pela Organização Mundial de Saúde.
          Há inúmeros relatos na web de mães que tiveram seus pequenos em um parto natural, no conforto de casa. É possível encontrar até relatos de experiências orgásmicas. Enfim, parto natural é um assunto amplo e muito emocionante, que merece (e terá!) um post só para ele aqui!


Fontes: Revista Crescer e Amigas do parto

18 comentários:

  1. POr isso que sou a favor do parto natural, mas nada contra quem faz cesária....bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muuuito ter tido normal, tive acompanhamento com fisioterapeuta com exercícios para ajudar o parto, fiz tudo certinhom, mas minha bolsa estourou, perdi muito LA e não entrei em TP, meu filho ia entrar em sofrimento e fizemos cesária, chorei muito a caminho do centro cirurgigo, não conseguia acreditar que eu iria passar por aquilo que eu mais recusei na gravidez toda. Tive uma recuperação excelente e tudo mais, mas no próximo vou tentar normal de novo e Deus queira que eu consiga.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, que legal seu Blog. Eu tive parto normal por opção e foi muito bom. em meu blog falo do quanto eu demorei para achar o médico ideal, passa lá. Espero que goste, to te seguindo.
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia!!!
    Penso em parto normal sempre por tudo que li e informei, etc... mas sabemos que muitos dos médicos são contra afinal o custo pago pela cesária é bem maior sendo assim optam pelo custoxbeneficio afinal são eles que ganham, ainda não conversei com meu médico sobre, mas acredito que acontecera da melhor forma...bjinhosssss

    ResponderExcluir
  5. O parto normal é o ideal, mas em alguns casos a cesárea é necessária. Você fez o melhor para seu bebê Pequenos Mimos!

    Isa, tomara que você consiga ter um parto natural, e que ache o médico certo (porque realmente alguns tentam convencer a mãe a fazer cesárea porque ganham mais com isso né...).

    Obrigada a todas pela visitinha! Voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. sou completamente contra esse tipo de site que valoriza o pn!! a mulher tem o direito de escolha e ponto final. Ninguem fala sobre o uso abusivo do forceps no pn, que prejudica tanto o bebe quanto a mãe... isso ninguem fala né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ninguém fala que você mal conseguirá se mexer no dia seguinte de uma cesárea. Que a cicatrização da cirurgia te trará um monte de dores, desconfortos e impossíbilidades nas primeiras semanas e pontadas por pelo menos oito meses na região do corte. Se você ler com atenção, perceberá que as mesmas pessoas que defendem o PN, falam muito sobre o uso abusivo de forceps, ocitocina sintética e episiotomia entre outras coisas. As mesmas pessoas recomendam a construção de um plano de parto, denunciam a violência obstétrica e recomendam espaços que fazem o chamado "Parto Natural" ou "Parto Humanizado", com o mínimo de intervenções. A mulher tem direito de escolha, OK, mas pra escolher tem que se informar e é pra isso que servem matérias como essas, comentários como os nossos.

      Excluir
    2. Meu parto foi cesárea e eu não tive esse incômodo todo que você falou.Depois que passou o efeito da anestesia,me levantei,tomei banho e tive uma ótima recuperação.E não conheço nenhuma mulher que teve parto normal e não fez episiotomia.A maioria faz e a cicatrização dos pontos nessa região é muito mais difícil que na cesárea.Minha cesárea não foi eletiva e sim de emergência com 38 semanas e meu bebê teve apgar 9,considero a cesárea muito segura para o bebê.Tenho bastante informação sobre partos e se caso tivesse outro filho,teria outra cesárea.Não é falta de informação,é opção,escolha e cada mulher tem direito a sua!!

      Excluir
  7. O fato da mulher ter o direito de escolha não significa que o PN não tenha vantagens cientificamente comprovadas para as gestantes que estão aptas a fazê-lo. É de grande valor ter acesso a verdade, verdade essa que valoriza o PN, um direito realmente válido, não restrito a mulher, mas pra toda família é o direito do conhecimento dos benefícios e prejuízos que o PN e a cesárea trazem, a verdade sobre o PN não desmerece os partos cesáreas que são necessários. O que é triste de ver é a limitação da mentalidade feminina brasileira em ir ao encontro do que de fato é bom para si e para sua família, limitação de ir contra a maré do comodismo. Alguns procedimentos do tradicional PN, quando o GO obstetras dizem ser NECESSÁRIOS, como a utilização do forceps, é um erro associado a outro erro, por exemplo e principalmente associado a má qualidade da formação do profissional responsável que mascara uma realidade da maioria dos GO's obstetras do Brasil da visão do lucro x produtividade, que se verifica tanto na acomodação do aprendizado convencional (má formação) como na acomodaçao a priorização do lucro. PN: infelizmente a maioria das mulheres brasileiras estão distantes de saber o que realmente é e a maioria dos profissionais da área cada vez mais longe da competência de conduzi-los.

    ResponderExcluir
  8. Ha menos de um mes tive meu parto normal..!!! =D depois de uma cesaria.. ( ha 5 anos atras )
    Desde o comeco da gravidez estava certa: Vou ter parto normal.. e consegui.!!! nem se compara com cesaria.. o pós.. Pena que no Brasil é muito dificil encontrar GO que queiram estejam dispostos a fazer um PN .. eu mudei 3x de medico.. e mesmo assim fiz pelo SUS pois eles priorizam ..

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o fato de que a escolha do parto natural ou cesarea deve ser da mulher. Acredito que temos de lutar contra a cultura implantada em grande parte pelo nosso governo com pessimos atendimentos a mulheres em hospitais publicos, uso de forceps de forma indevida em partos naturais, violencia obstetrica bem como a falta de opcao oferecida pelos medicos privados que oferecem.como unicq opcao o parto cesarea!

    ResponderExcluir
  10. O mais triste são os adolescentes, que por receio escondem a gestação até que a barriga apareça. E o pior de tudo, não sabem informar a data da última menstruação. E ai iniciam o pré natal com quase 7 meses, e realizam o 1° ultra-som com 7 meses de gravidez.
    Ai vem o cálculo incorreto da data prevista para o parto, e quando papai e mamãe coruja levam ao pré natal com 7 meses, o médico já marca a cesária eletiva, alegando risco devido idade da adolescente.

    No final, a cesária é realizada com as supostas trinta e sete semanas, e ao nascer o bebê tem todas as características de um bebê de trinta e quatro semanas, sim o cálculo estava errado, em três semanas. E ai o bebê passa 2 semanas na UTI Neonatal.

    Para mim, deveria ser de algum modo crime realizar cesária antes das 41 semanas. ou pelo menos 40 né.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho nasceu de 38 semanas por Cesárea e passa muito bem Obrigada!! Já tem 02 anos e 05 meses e é uma criança super saudável. Crime deveria ser as pessoas ficarem se metendo até no tipo de parto dos outros.Vão arrumar o que fazer!!

      Excluir
    2. Vai muito além de "se meter no tipo de parto dos outros", é uma questão de saúde pública, uma criança que nasce prematura de uma cesárea eletiva tem riscos muito mais elevados de apresentar complicações, o que gera diminuição da qualidade de vida e custos aos cofres públicos. Por isso se investe na prevenção de agravos, com acompanhamento da gestante durante o pré-natal. O corpo da mulher foi feito para parir naturalmente, durante a gestação ocorrem várias alterações que preparam a gestante para o momento do parto, sendo esse determinado por sinais que apontam que o bebê está totalmente formado e pronto para vir ao mundo, na cesárea isso não ocorre. É por isso e por outros inúmeros motivos que tanto a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde criam campanhas para conscientizar as pessoas (como você), que o parto natural, tem vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê.

      Excluir
  11. Tive um parto prematuro, meu filho nasceu com 35 semanas por cesárea. Graças a Deus correu tudo bem conosco. minha recuperação foi normal e ele até hoje é muito saudável.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, porque ao invés de defenderem o parto normal ou cesárea, não defendem um serviço público de qualidade (SUS), disponibilização de informações a todas às mães (futuras e gestantes), por fim, cabe somente a ela (SÓ A MÃE) decidir sobre o tipo de parto, é um momento que só ela pode decidir, ao pai, cabe apenas apoiar.

    ResponderExcluir
  13. Que bonito falar mal da cesária, e falar bem do que chamam de natural, pois sentir dor não tem nada de natural. Devem dizer o quanto de horas e até mesmo dias a mulher sofre com dores até o bebê nascer. Já uma cesária, a mulher não passa por horas de dor até a criança nascer. É muito desumano passar todo esse sofrimento pra ter um filho.

    ResponderExcluir
  14. Eu tive meu filho por Cesárea Eletiva com 41 semanas,me preparei a gravidez toda para um PN,mas como já estava de 40 semanas e nada do meu filho nascer resolvi marcar a Cesárea,o GO ate me deu a opção de induzir o parto mas não aceitei.E se caso eu tiver outro filho farei outra Cesárea pq foi muito tranquilo,não tive dores,no outro dia levantei tomei banho caminhei pelo corredor do hospital e tive uma recuperação boa e rápida.Sou da opinião q a Mulher tem o direito sim de escolher a forma como seu bebê vai nascer.

    ResponderExcluir