sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cadeirinhas, a lei exige e nós devemos usá-las.


          O uso das cadeirinhas já é exigido em outros países há anos, mas foi somente em 2008 que o  Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou a determinação que tornou seu uso obrigatório no Brasil, para crianças de até 7 anos e meio de idade. Desde então quem não utilizá-la será multado. Antes tarde do que nunca! Carregar crianças ou bebês no carro sem a proteção adequada é um ato de extrema irresponsabilidade, que coloca a vida do seu filho em risco. Engana-se quem pensa que carregar seu bebê no colo é seguro, em caso de acidentes, seu peso provavelmente cairá sobre seu filho, esmagando-o ao invés de protegê-lo. Colocar apenas o cinto de segurança nos pequeno também não é seguro, pois o cinto não é adequado para a altura da criança, e mal colocado ele pode ser, por si só, um agravante em caso de acidentes.
          Aproximadamente duas mil crianças morrem em acidentes de trânsito no Brasil, sendo que em 40% dos casos as crianças estão a bordo dos veículos.  E a cadeirinha é projetada para causar o mínimo de danos possíveis a elas, portanto é de suma importância, independentemente da lei em vigor. O essencial é escolher o modelo que melhor se adapta à altura e ao peso do seu filho, atualmente existem três modelos principais no mercado:
          Bebê-conforto:  é a mais adequado aos recém-nascidos, é mais reclinada e deve ser colocada de costas para o banco da frente do carro (esta posição é mais segura porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto). O modelo do cinto de cinco pontos costuma se encaixar em vários tipos de carrinhos, o que significa que você pode tirar o bebê do carro sem acordá-lo. A desvantagem é que seu limite de peso costuma estar entre 9 e 13 quilos, ou seja, quando a criança ultrapassar esse limite(o que não deve demorar muito!) será  necessário trocar de poltrona. De acordo com a nomenclatura oficial, utilizada pelo Contran, pelos comerciantes e outros profissionais do ramo, o Bebê-Conforto se encaixaria nos Grupos 0 e 0+. É importante conhecer essa nomenclatura na hora de comprar sua cadeirinha.


          Cadeirinhas ou poltronas: as reversíveis podem ser utlizadas por recém-nascidos e bebês maiores (até o limite aproximado de 16 quilos). Ela também pode ser instalada de costas para o banco dianteiro, sendo que esta posição deve ser utilizada até o bebê atingir, no mínimo 9 quilos. Existem também as cadeirinhas que não são reversíveis, portanto só podem ser usadas viradas para frente, essas só servem para bebês com mais de 9 quilos. Ambas possuem modelos podem ser transformadas em “boosters”, ideais para quando a criança ficar maior (leia abaixo). Na nomenclatura oficial as cadeirinhas, ou poltronas, se encaixariam nos Grupos I e II, podendo ser utilizadas normalmente em crianças de 9 a 25 quilos.


          Boosters ou Assentos de Elevação: são os famosos “baquinhos” que servem para a criança ficar mais alta, e dessa forma apta a utilizar corretamente o cinto do próprio carro. Existem modelos com ou sem encosto, no segundo caso é preciso que o carro tenha proteção para a cabeça.  Eles só podem ser utilizados por crianças de 4 anos ou mais, sendo necessários até a criança alcançar aproximadamente 1,45m de altura, ou a idade de 7 anos e meio de acordo com a Resolução do Contran. Ainda segundo essa Resolução, dos 7 aos 10 anos, a criança deve viajar no banco traseiro do carro e utilizando o cinto de três pontos. Os boosters se encaixam no Grupo III da nomenclatura oficial.

          Infelizmente, a lei brasileira ainda é muito branda, isentando da obrigatoriedade veículos de transporte coletivo (como táxis e ônibus) e até veículos de transporte escolar, mas não é por isso que devemos ser menos preocupadas em relação ao problema, afinal é da segurança das nossas crianças que estamos falando. Portanto, criança com menos de 7 anos no carro, só com cadeirinha!   Não se esquecendo de ler com atenção o manual de instruções e instalar os aparelhos corretamente.
          O site da ONG Criança Segura possui várias outras informações importantes, inclusive sobre os selos dados pelos INMETRO, que é outra coisa que devemos levar em conta antes de adquirir uma cadeirinha. (Matéria Guia da Cadeirinha do site da ONG Criança Segura).


8 comentários:

  1. Quando minha filhota era pequena, não existia essa exigência não... mas, nós sempre usamos com nossa filha... super importante existir hoje... será que tem pais que não usam as cadeirinhas????

    Bjs e bom finde

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber sobre como carregar nossos pimpolhos, eu como esperta e m~e de primeira viagem um dia desses me deram a missão de colocar o bebê conforto no carro para minha sobrinha, meia horas depois eu pedia liga o ar ajuda...eu não sei colocar, quase sai dali e fui pintar meu cabelo de loiro, pq era muito mas me ajudaram e estou pronta para carregar nosso baby nas normas e seguro....
    bjuxxx

    ResponderExcluir
  3. Meninaaaa.. tah na hora de trocar a cadeirinha da minha BB. Procurei aqui pela cidade e pelo site! Vi na lojas Americanas.com mas em conta que na loja daqui.
    Tenho que trocar! tenho visto cada acidente em que o BB só é salvo devido o uso da cadeirinha!! A gente vê cada doideira no transito que é melhor prevenir, concordo muito com o uso delas!

    Bjks e obrigada pelas visitinhas ao meu blog!!

    adooooro ;) ♥

    ResponderExcluir
  4. Mesmo antes de ficar grávida eu e o pai sempre pensávamos que nunca colocaríamos nosso bebê em um carro sem a cadeirinha, solto no colo, a lei veio junto com a gravidez, a Alice nem sabe o que é estar num carro sem cadeirinha, para ela é tão natural que nunca reclamou, uma fofa...
    Mas eu ainda vejo muitos pais com filhos soltos dentro do carro, o que já me deixava nervosa antes da lei, me deixa ainda mais agora,
    Ótimo post,
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Funny Paper, acho que hoje em dia é bem mais difícil encontrar pais que não usam, afinal se a polícia pegar é multa na certa. Mas eu já vi muitos por aí que insistem em não usar. O maior perigo!

    Obrigada a todas pela visita! E é legal ver como as pessoas estão se concientizando cada vez mais. Beijinhos, e voltem sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu recomendo o modelo Neo Matrix da Burigotto, adoro!

    bjus
    Vivi & Clarinha

    ResponderExcluir
  7. compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 produtos
    ... ... ...
    CADEIRA PARA AUTO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Cadeira+para+Auto&IDCategoria=110

    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir
  8. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    CADEIRA PARA AUTO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cadeira+para+auto&IDCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir