quinta-feira, 12 de maio de 2011

Organizando a festa do seu pequeno.

          Esse é um dilema que todas as mamães e papais enfrentam ou ainda vão enfrentar: como organizar uma festa infantil?
          Para quem está sem tempo, existem muitos Buffets oferecem serviço completo, eles cuidam de tudo e você só tem que pagar (e quando se trata de Buffets com serviços diferenciados, o preço é bem salgado). Mas ainda há aquelas mães que optam por preparar tudo em casa, fazendo festas personalizadas e únicas, e com aquela carinha de festa caseira. Esse post foi feito para ajudar você, que por opção, ou por falta de recurso, decidiu organizar a festa do seu pequeno.
          Começar com antecedência é a chave para evitar correria e problemas. Não há um prazo definido (alguns dizem que o ideal é começar a planejar a festa uns 4 ou 3 meses antes, mas isso varia de cada um), mas saiba que quanto antes você começar, melhor serão os resultados. Segue abaixo uma lista de itens que facilitarão muito seu trabalho, aproveite!

1º Passo: Defina o tema da festa
          Se seu filho for muito pequeno, com 1 ou 2 aninhos, você pode escolher o tema. Mas as crianças maiores já têm suas próprias preferências, por isso se seu filho tiver mais de 3 anos, é muito legal se sentar com ele para saber qual tema ele deseja. Porém, antes de definir, pesquise se é possível encontrar itens de decoração com o tema escolhido, ou seu trabalho será dobrado. 
Foto do Blog Ideias do Studio. Tema: Jardim Encantado

2º Passo: Faça a lista de convidados
          Esse é um dos passos mais importantes, não só para saber quantas pessoas irão ao evento (e assim poder organizar todo o resto), mas também para não se esquecer de ninguém. Se a criança já tiver certa idade pergunte quem ela gostaria que estivesse presente, e não se esqueça de convidar os parentes e amigos próximos. O ideal é enviar os convites com uns 20 dias de antecedência, e não terminar a lista em apenas um dia, pois assim a chance de você esquecer alguém é grande.

3º Passo: Defina o local, a data e o horário
          Para escolher o local você deve levar em conta o número de convidados esperado, a estrutura geral do lugar, e a localização. Se você escolher realizar a festa em um Buffet, salão alugado, ou qualquer outro lugar que você não conheça pessoalmente, é importante visitar o local antes. Aliás, no caso dos Buffets, as datas costumam ser marcadas com no mínimo dois meses de antecedência! Então.. se programe! Outras opções de local: casa, salão de festas do condomínio (essas duas opções são mais baratas e flexíveis), e também escolinha (que costuma ser a mais barata de todas, além de ser mais rápida e prática).
          Quanto à data e ao horário, encontre aquele que melhor se adapta a você e aos seus convidados. Com exceção das festas na escola, que acontecem no meio da semana, as pessoas costumam preferir os finais de semana. Mas como vários Buffets oferecem preços promocionais para os dias de semana, é bem comum encontrar pais que prefiram realizar a festa dos seus filhos nesses dias, especialmente na parte da noite.

4º Passo: Alimentação
          Você pode optar pelo cardápio tradicional das festas infantis, com salgadinhos, brigadeiro, beijinho, refrigerante e Cia. Ou escolher seu cardápio pessoal, com itens que melhor se adaptem ao seu estilo de vida e ao dos seus convidados. Mas em qualquer uma das opções o item que não pode faltar é o bolo. Como ele costuma ser uma das principais atrações da festa, é legal que ele seja bonito e talvez até decorado, mas não esqueça o principal: tem que ser gostoso. Não adianta fazer um bolo lindíssimo que ninguém vai comer por isso algumas pessoas optam por usar um bolo falso na mesa dos parabéns.
          É importante também calcular quantos salgadinhos e doces serão necessários (afinal, ninguém quer passar pelo pesadelo da comida acabar no meio da festa). Os Buffets costumam já fazer esse cálculo, mas se você fará a festa em casa, o site Tuto Mania (no tópico “Quantidade de Alimentos”) tem uma tabelinha básica, que pode te ajudar a ter uma base quanto ao número de salgadinhos e Cia que você deverá providenciar.



5º Passo: Animação da festa
          Uma festa dura em média 4 horas, então se você não conta com o serviço do Buffet, não se esqueça de organizar atividades divertidas para as crianças. A escolha deve depender da idade das crianças e da estrutura do local. São várias opções: alugar uma piscina de bolinhas, cama elástica ou contratar animadores, palhaços, monitores, entre outros. Você também pode organizar brincadeiras simples, como as clássicas “dança da cadeira” e “vivo ou morto”, que nunca saem de moda e são sempre uma opção divertida.

6º Passo: Convites e lembrancinhas
          Se você tem conhecimentos básicos em programas de ilustração ou edição de imagens, como o Photoshop, com certeza vai querer montar o convite do seu filho, que será único e super personalizado. Mas se você não entende nada disso, e quer ter um convite personalizado existem pessoas e empresas especializadas nisso, como o blog Ideias do Studio (que são responsáveis por vários itens da decoração da festa Jardim Encatado, que ilustra esse post, e é maravilhosa!). Você também pode comprar convites prontos, há inúmeros modelos disponíveis, e o ideal é que o tema do convite seja o mesmo da festa.
          As lembrancinhas devem ser adequadas à idade das crianças. É importante também sempre fazer umas a mais, afinal é melhor sobrar do que faltar!
Essa flores de papel são super simples de fazer, e ficam uma graça!

7º Passo: Filmagem e fotografia
          Você pode contratar um fotógrafo ou estúdio para cobrir a festa, ou tirar as fotos com uma câmera pessoal. O importante é não esquecer, afinal você não quer que a festa do seu pequeno dure para sempre?



2 comentários: