quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alimentação Infantil.

          “Você é aquilo que você come”. Com certeza você já deve ter ouvido essa frase por aí, ainda mais nos dias de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade de sua alimentação. Se pra você, que já cresceu tudo o que tinha pra crescer e já tem o corpo desenvolvido a alimentação é essencial para ter uma qualidade elevada, imagine para seu filho. As crianças ainda estão em desenvolvimento, e são mais sucetíveis a contrair certas doenças, por isso é muito importante atentar para aquilo que você oferece para seu filho nas refeições. Para te ajudar, nós vamos fazer nos próximos dias uma série de posts sobre alimentação infantil, não perca!

Bebês 

          É quase uma unanimidade dentre todos os profissionais de saúde que até os 6 meses o único alimento que o bebê deve ingerir é o leite materno. Ele tem todos  (absolutamente todos) os nutrientes que seu filho precisa, e é a melhor forma de evitar alergias, infecções e outras doenças. Além disso ele é de graça, e fortalece o vínculo entre a mãe e a criança.
          A partir dos 6 meses, já é hora de incluir na dieta os primeiros alimentos sólidos, sem parar com o aleitamento. Os outros alimentos devem servir de complemento para o leite materno. Segundo o pediatra e nutrólogo Fábio Ancona Lopez, da Universidade Federal de São Paulo, o ideal é começar pelos sucos naturais de frutas, oferecendo-o entre as mamadas da manhã, em uma quatidade bem pequena (entre 20 e 30 mililitros) e dando preferência para aquelas frutas que contém vitamina C (como as frutas cítricas). É normal o bebê só aceitar alimentos novos depois da décima apresentação, portanto se ele recusar, insista! De 10 a 15 dias depois de incluir o suco, é hora de apresentar seu bebê às papinhas doces (macã raspada, banana ou mamão amassado, etc), elas devem ser oferecidas antes da mamada da tarde. As papinhas salgadas só devem entras no cardápio um mês depois da entrada das doces, sempre na hora do almoço, e é importante lembrar de não amamentar o pequeno após o almoço, porque o leite prejudica a absorção de ferro dos alimentos. As papinhas só devem começar a ser servidas no jantar depois de duas a quatro semanas.
          Não porque seu bebê já se alimenta de comidas sólidas que você pode dar qualquer coisa a ele. Alguns alimentos não são indicados para bebês como ovo e frutos do mar, que podem causar alergia; mel, que pode esconder uma toxina que causa botulismo em crianças pequenas; e chocolate, por conter alto teor de gordura e açucares.
          De um 1 a 3 anos, a dieta dos pequenos costuma ficar mais parecida com o restante da família. O importante é estar atento para que seu filho tenha uma alimentação balanceada, com vegetais, hortaliças, proteínas, carboidratos, dois a três copos de leite por dia, evitando alimentos ricos em gorduras, açucar, conservantes, e outras coisinhas que podem parecer práticas e deliciosas, mas são um venemo para a saúde. Já é hora tambám de incentivar a criança a se alimentar sozinha e começar a aposentar a mamadeira, pois ela dificulta a aceitação dos alimentos sólidos.

Crianças
Quando os pequenos crescem e começam a escolher o que querem comer, o mais importante é ficar atento para que seu filho tenha uma alimentação saudável, sem excessos de açucares, gorduras ruins, e alimentos industrializados em geral. Conforme os paladares vão ficando mais exigentes, e as crianças começam a se recusar a comer certos alimentos, em detrimentos de outros (que normalmente são doces, salgadinhos, biscoitos recheados, etc.), e os pais tendem a dar a criança o que ela pede, temento que  ela morra de fome. Claro que esta atitude está errada, se a criança estiver realmente com fome pode ter certeza que ela comerá o estiver a mesa. Ressaltamos mais uma vez a importância de insistir, e não ceder às vontades delas.


          Outro ponto importante é não abrir mão de uma alimentação de qualidade para seu filho por falta tempo. Com a correria do dia-a-dia, os pais acabam criando o péssimo hábito de oferecer uma grande quantidade de comidas consideradas práticas e rápidas de preparar para os pequenos, como macarrão instantâneo, congelados (nuggets e cia), pizza e outros tipos de “fast food”. As crianças adoram, mas o consumo exagerado desses produtos são muito prejudiciais à saúde, pois eles são ricos em aromatizantes, sódio, conservantes, corantes, dentre outras substâncias maléficas. O refrigerante é outro produto que deveria ser retirado completamente da dieta infantil, ele não possui nenhum nutriente considerado bom, é calórico, cheio de açucar e de outros ingredientes nada saudáveis.
Enfim, alimentação é coisa séria, e deve ser levada a sério pelos pais.

4 comentários:

  1. A primeira frase diz tudo, neh?
    Como estou grávida eu tenho controlado muito mesmo minha alimentação, quero que meu bebê tenha muita saúde desde já. O mais difícil vai ser depois que nascer, ai eles começam a ter preferências... heheh
    Bjocas
    Dani

    ResponderExcluir
  2. A alimentação é super importante mesmo! Principalmente para as grávidas, que bom que você já está se cuidando.
    Muito obrigada pela visitinha, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie...adorei o comentário lá no Modinha e o carinho com Pitchú! Parabéns pelo post...adorei a foto do baby com o bocão abertoooo.
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. imagina!
    muito obrigada pela visita! beijinhos

    ResponderExcluir