sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mamães no cinema!

          Com a chegada de um bebê as idas ao cinema, restaurante, shopping e qualquer outro lugar com grande circulação de pessoas, se tornam cada vez mais raras. Os ambientes no geral não são apropriados para receber os pequenos, as mães costumam se sentir constrangidas em ter que amamentá-los na frente de muitas pessoas, ou acreditam que estão incomodando os outros com o choro do bebê (principalmente quando falamos de lugares que exigem silêncio, como cinemas e teatros), isso sem falar no fato de os bebês exigirem, sempre por perto, um lugar adequado para que suas fraldas sejam trocadas. Foi pensando nisso que a jornalista Alexandra Swerts, a administradora Irene Nagashima e a engenheira química Tais Viana, que se conheceram quando faziam aulas de ioga para gestantes, se juntaram e  criaram a ONG Cinematerna. Elas organizam sessões de cinema especiais para as mamães e seus bebês; o som é reduzido, o ar condicionado menos frio, há algumas luzes acessas na sala, trocadores, um tapete de atividade e até um “estacionamento de carrinhos de bebê”. E o melhor de tudo é não precisar se sentir culpado se seu bebê começar a chorar no meio do filme, ou se você precisar amamentá-lo ou trocar suas fraldas, dá pra fazer tudo isso sem ter que sair da sala.




          O projeto começou em São Paulo, mas hoje já está presente em 13 cidades de 10 estados, e até o momento mais de 20 mil mamãe e 10 mim bebês já frequentaram as sessões. São aceitos bebês desde recém-nascidos até 18 meses, segundo a ONG a partir desta idade as crianças costumam ficar impacientes no decorrer da sessão, e os filmes exibidos são voltados para os adultos, não sendo recomendado que as crianças maiores assistam. Falando neles, os filmes são escolhidos através de uma enquete no site do projeto, só entrando os que estão em cartaz no circuito de cinema normal, com exceção daqueles com cenas de violência ou muito longos.  As sessões ocorrem sempre em dias e horários de menor movimento nos cinemas.

           Após o término da sessão, todos se encaminham para um café onde ocorre um animado bate-papo: “O momento em que todas se encontram é o mais esperado. Elas discutem não só o filme, mas falam sobre suas angústias e trocam dicas”, conta Irene, uma frequentadora do Rio de Janeiro. Com certeza o Cinematerna é uma excelente oportunidade para mamães, e também para os papais (que são muito bem-vindos!) aproveitarem um cineminha sem tem que deixar os pequenos com terceiros, além de ser uma ótima troca de experiência com os outros pais.
          Vários blogs já falaram sobre o Cinematerna, mas esse projeto é tão incrível que sempre vale a pena repetir! Para as mamães e papais que tem filhos pequenos acessem o site do projeto e não percam essa oportunidade.

4 comentários:

  1. AMO o Cinematerna!!!
    Ganhei um selinho e quero reparti-lo com vcs!
    Passa lá no blog pra pegar, tá?
    Beijos,


    ww.omelhordomundoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Cinematerna é um máximo mesmo!
    Vou passar no seu blog, obrigada pela visita! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai que delicia a Cinematerna né? Own...amei seu recadinho..muito obrigada pelas visitas!!! Tenha uma semana incrovel tá? Bjks

    ResponderExcluir
  4. Cinematerna é um máximo!
    Muito obrigada você por vim sempre aqui!
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir