quarta-feira, 20 de julho de 2011

Exames Pré-concepcionais.


         Essa dica vai para as mulheres que estão planejando engravidar, nos próximos meses ou daqui a alguns anos, não se esqueça de fazer os exames pré-concepcionais. É simples, cerca de quatro meses antes de realmente começar a tentar engravidar procure um ginecologista para realizar esses exames, eles irão detectar possíveis doenças, ativas ou que foram contraídas no passado, que possam trazer algum risco para a saúde do seu bebê, ou sua própria saúde durante a gestação.
         Além de checar seu estado geral de saúde,o  médico também vai avaliar se você tem alguma disfunção genética ou hormonal e prescrever vitaminas, em especial o ácido fólico, que é muito importante para evitar possíveis defeitos do tubo neural do bebê. Além disso, ele vai verificar se você recebeu todas as vacinas de rotina e recomendar a aplicação das doses de reforço, ou a necessidade de outras vacinas.
         Uma listinha básica dos exames que devem ser feitos (lembrando que os exames variam de mulher para mulher, e seu médico que irá dizer quais você precisa): Hemograma completo, Tipagem sanguínea e fator Rh, Glicemia de jejum, Urina, Fezes, Citomegalovírus, Rubéola, Toxoplasmose, Sífilis (VDRL), Hepatite B, HIV e HPV. Para saber em que consiste cada um dos exames leia a matéria completa aqui aqui.

3 comentários:

  1. Post super informativo! Nada como prevenir, já que existem tantos exames, não custa nada fazer...

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  2. Queria lhe dar uma dica... www.compramae.com.br Site de compra coletiva voltado ao publico infantil de 0-13 anos. #ficadica

    Obrigado,
    Pedro Marinho

    ResponderExcluir
  3. Eu e o marido fizemos essa preparação antes de começarmos tentar engravidar, mas eu fico boba de ver o tanto que isso não é comum, as pessoas achama que gravidez planejada é qnd uma fala pro outro: Vamos ter um filho? e o outro concorda,
    Ótimo post,
    bjs

    ResponderExcluir