sexta-feira, 1 de julho de 2011

Meus dentinhos - O nascimento.

         Hoje eu vi no blog da Janaina, a Mãe do Gui, que os primeiros dentinhos do Guilherme estão nascendo, e que ele está bem enjoadinho e comendo pouco. Muitas mães se assustam com esses probleminhas, e se perguntam se isso é normal. Para ajudar essas mamães e também aquelas que já têm filhos maiores, nós resolvemos fazer uma série de posts sobre os dentinhos, seu nascimento e os cuidados necessários para que eles sejam sempre saudáveis. Nesta primeira parte nós falaremos sobre o a chegada dos primeiros dentes, este momento tão especial na vida dos bebês, mas que também pode trazer desconforto e outros probleminhas para os pequenos e suas mamães.

 
         Os primeiros dentinhos costumam aparecer entre 4 e 10 meses, mas isso é uma estimativa e não uma regra. Bebês prematuros, por exemplo, podem demorar um pouco mais. O ideal, segundo especialistas, é que a criança tenha cerca de 8 dentes na boca aos 16 meses, e aproximadamente 20 ao completar dois anos. Mas não se desespere, e lembre-se sempre que cada bebê tem seu tempo. Se com 1 ano e meio seu filho ainda não apresentar nenhum dentinho, procure um odontopediatra.  
         Muitos dentistas afirmam que o nascimento dos primeiros dentes não causa dor nos bebês. O que ocorre é um incomodo causado pela presença daquela “coisa” nova na boca, e com isso eles passam a querer colocar vários objetos na boca. Com dor ou não, o fato é que muitos pequenos ficam irritados, com problemas para se alimentar e com excesso de saliva na boca. Em alguns casos pode ocorrer até pequenos sangramentos, machucados, inchaço, e febre.

Para aliviar esses incômodos:
- Ofereça mordedores: Eles massageiam a gengiva e ajudam a diminuir a dor e a coceira. Alguns modelos possuem um líquido no seu interior, e são ideais para serem colocados na geladeira, como os modelos Amigos da Selva da Fisher Price.
- Ofereça bebidas e alimentos gelados: A baixa temperatura funciona como um anestésico ajudando ainda mais a aliviar os incômodos.
- Passe pomadas ou soluções anestésicas: Mas atenção, só utilize esses medicamentos com indicação do pediatra! Eles não costumam ser indicados para todos os casos, apenas quando o bebê estiver muito irritado, ou com a gengiva muito machucada.

6 comentários:

  1. Esses dentinho são os mais esperados...as mamães gamam em banguelos depois vem on dentinho coisa mais fofa...kkk os body de ontem são lindo demais!!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Isa, quando começam a aparecer os dentinhos o sorriso dos bebês fica a coisa mais linda!
    E obrigada pela visita! Bjs e um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. Acho lindo bbs só com os 2 dentinhos da frente, meu afilhado não sentiu nada por causa dos dentinhos..beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  4. Os bebês ficam mesmo enjoadinhos com os primeiros dentinhos... deve ser incômodo mesmo... mas, que são muito fofos, isso são!!

    Bjs e bom findê!

    Sil

    ResponderExcluir
  5. Demorou para sair os primeiros dentinhos da Pitchú, e qdo vieram...não incomodoram nada nada.
    Agora Pitchú tem dentinhos lindos, separadinhos...uma graça.
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. É a coisa mais fofa mesmo! E muitas crianças não sentem nada mesmo, e as que sentem costuma ser apenas um incomodo passageiro!

    Obrigada pela visita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir