terça-feira, 19 de julho de 2011

Onde as crianças dormem.

Essas fotos são de um fotógrafo chamado James Molison, e mostram vários quartos, de várias crianças, cada uma faz parte de um país, de uma classe social e tem um estilo de vida particular. Achei esse trabalho simplesmente incrível, pois eu acredito que o quarto de uma criança é um resumo de sua vida, ele mostra quem é essa criança e como ela vive, afinal é lá que ela passa grande parte da sua infância.

E essas fotos evidenciam a diferença gritante de ambientes onde esses pequenos vivem, e nos levam a uma reflexão sobre a desigualdade social no mundo. Claro que todo mundo já sabe que ela existe, todos sabemos que milhares de pessoas vivem abaixo do nível da pobreza, ainda mais nós que moramos no Brasil, e muitas vezes nos deparamos com essas pessoas na porta de nossas casas. Mas quando vemos essa desigualdade atingindo os pequenos ela se torna muito mais chocante não é mesmo? As fotos fizeram tanto sucesso que acabaram virando um livro, intitulado de “Onde as crianças dormem” (clique aqui para ver sua versão digital, em inglês).
Encontrei esse trabalho em um blog chamado Nina Moraes Design Infantil , que a propósito tem várias outras coisas lindíssimas, vale a pena visitar!

O livro mostra 28 fotos, de 28 quartos. Abaixo você vê a seleção de algumas, todas retiradas do blog da Nina Moraes .


Jasmine (Jazzy), quatro anos, vive em uma grande casa no Kentucky, EUA, com seus pais e três irmãos. Sua casa é na zona rural, rodeada por campos agrícolas. Seu quarto é cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concursos de beleza. A garota já participou de mais de 100 competições. Seu tempo livre é todo ocupado com os ensaios. Jazzy gostaria de ser uma estrela do rock quando crescer.



Indira, sete anos, vive com seus pais, irmão e irmã, perto de Kathmandu, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto, com uma cama e um colchão. Na hora de dormir, as crianças compartilham o colchão no chão. Indira trabalha na pedreira de granito local desde os três anos. A família é muito pobre para que todos tenham que trabalhar. Há 150 crianças que trabalham na pedreira. Indira trabalha seis horas por dia além de ajudar a mãe nos afazeres domésticos. Ela também freqüenta a escola, a 30 minutos a pé. Sua comida preferida é macarrão. Ela gostaria de ser bailarina quando crescer.



Lamine, 12 anos, vive no Senegal. As camas são básicas, apoiadas por alguns tijolos. Aos seis anos, todas as manhãs, os meninos começam a trabalhar na fazenda-escola onde aprendem a escavação, a colheita do milho e lavrar os campos com burros. Na parte da tarde, eles estudam o Alcorão. Em seu tempo livre, Lamine gosta de jogar futebol com seus amigos.

Jamie, nove anos, vive com seus pais e irmão gêmeo e sua irmã em um apartamento na quinta Avenida em Nova Iorque. Jamie frequenta uma escola de prestígio e é um bom aluno. Em seu tempo livre, ele faz aulas de judô e natação. Quando crescer, quer se tornar um advogado como seu pai.

Roathy, oito anos, vive nos arredores de Phnom Penh, Camboja. Sua casa fica em um depósito de lixo enorme. O colchão de Roathy é feito de pneus velhos. Cinco mil pessoas vivem e trabalham ali. Desde os seis anos, todas as manhãs, Roathy e centenas de outras crianças recebem um banho em um centro de caridade local, antes de começar a trabalhar, lutando por latas e garrafas de plástico, que são vendidos para uma empresa de reciclagem. Um pequeno lanche é muitas vezes a única refeição do dia.

Joey, 11, mora em Kentucky, EUA, com seus pais e irmã mais velha. Ele acompanha regularmente o seu pai em caçadas. Ele é dono de duas espingardas e uma besta, e fez sua primeira vítima -um cervo- quando tinha sete anos. Ele está esperando para usar sua besta durante a temporada de caça seguinte. Ele ama a vida ao ar livre e espera poder continuar a caçar na idade adulta. Sua família sempre come carne de caça. Joey não concorda que um animal deve ser morto só por esporte. Quando não está caçando, Joey freqüenta a escola e gosta de ver televisão com o seu lagarto de estimação, Lily.

Thais, 11, mora com os pais e a irmã no terceiro andar de um bloco de apartamentos no Rio de Janeiro, Brasil. Ela divide um quarto com a irmã. Vivem nas vizinhanças da Cidade de Deus, que costumava ser conhecida por sua rivalidade de gangues e uso de drogas. Thais é fã de Felipe Dylon, um cantor pop, e tem pôsteres dele em sua parede. Ela gostaria de ser modelo.



Kaya, quatro anos, mora com os pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto é forrado do chão ao teto com roupas e bonecas. A mãe de Kaya faz todos os seus vestidos e gostos -Kaya tem 30 vestidos e casacos, 30 pares de sapatos, perucas e um sem contar de brinquedos. Quando vai à escola fica chateada por ter que usar uniforme escolar. Suas comidas favoritas são a carne, batata, morango e pêssego. Ela quer ser cartunista quando crescer.

4 comentários:

  1. Lindo o trabalho do fotógrafo, mas achei um pouco pesado..beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  2. É um pouco pesado mesmo, porque ele quis enfatizar as diferenças, e chocar as pessoas.

    Obrigada pela visita Franciele, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Acho esse trabalho incrível, muitas vezes nos predemos apenas a nossa realidade e esquecemos o tanto de diferenças que existem no mundo,
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Verdade Andrea, nós muitas vezes esquecemos e olhar para o lado e para as pessoas que estão fora das nossas vidas.

    Obrigada pela visita! beijinhos

    ResponderExcluir