quarta-feira, 6 de julho de 2011

Meus dentinhos - Quais os problemas que podem atingir os dentes dos pequenos?

         Neste último post da série “Meus Dentinhos” nós iremos listar os principais problemas que podem afetar os dentes das crianças, se eles não forem bem cuidados. Pelos comentários que os posts anteriores receberam, as mamães da blogosfera são super preocupadas com a higiene bucal dos seus pequenos, mas mesmo tomando todos os cuidados necessários, os problemas podem aparecer. E ao menor sinal deles, não hesite e leve seu filho ao dentista o mais rápido possível. Aliás, as consultas regulares a esse profissional também fazem parte de uma higiene bucal saudável!


Cárie
Em suma, a cárie dentária pode ser definida como uma destruição localizada dos tecidos dentais causada pela acção das bactérias. Quando não é feita uma boa higiene bucal, os restos de alimentos que ficam na boca se aderem as superfícies do dentes, formando a placa bacteriana. Sua presença produzem um ácido, que vai dissolvendo o esmalte do dente, podendo chegar a sua destruição.
Como previnir: escovação correta, uso do fio dental e do flúor, alimentação balançeada (com controle de açúcar), e a visita frequente ao bom e velho dentista.

Fluorose

O flúor, presente na maioria dos cremes dentais, se ingerido em excesso, entre 11 meses e 7 anos, momento da formação dos dentes, pode trazer manchas brancas. Em casos mais severos, os dentes podem ficar porosos e amarronzados. É a fluorose.
Como prevenir: Existem modelos de cremes dentais no mercado que não possuem flúor na sua composição. Eles não causam fluorose, mas segundo alguns dentistas, também não evitam as cáries. O ideal é usar uma quantidade pequena de pasta, e sempre instruir seu filho a cuspir todo o produto.

Bruxismo
Ocorre quando a criança tem o hábito de sempre ranger os dentes enquanto dorme. Ele pode ter várias causas: a criança pode estar emocionalmente abalada, ter o encaixe dos dentes imperfeito, ou até estar sofrendo de amidalite. Em alguns casos o Bruxismo é considerado normal, costuma aparecer junto com os dentes e logo vai embora. Claro que só o dentista saberá afirmar isso, então não deixe de consultá-lo!
Como prevenir: Consultando o dentista regularmente.

Traumatismo Dentário
No caso de pancadas, pode haver a fratura de uma parte ou a perda total do dente. E a principal informação que se pode dar para os pais aqui é: corra para o dentista o mais rápido possível! Por mais que o dente esteja aparentemente bem, em muitos casos, o dano é muito maior do que aparenta, por isso, um profissional deve avaliar a lesão através de radiografias. O dente pode começar a escurecer só dois ou três dias depois do acidente, o que é um indício da perda da vitalidade do dente. Caso o dente caia totalmente, tente conservá-lo em leite, soro fisiológico, ou na própria saliva da criança, até que seja possível chegar ao dentista.
Como prevenir: Não há muito o que fazer! Afinal, crianças vivem levando tombos, por mais que os pais tentem evitar.


Problemas causados pelo hábito de chupar o dedo ou a chupeta
Tem uma matéria no site da Crescer sobre o assunto que está bem completa!

2 comentários:

  1. Adorei a matéria!
    Muito importante cuidar dos dentinhos dos pequenos, e prevenir o que dá!
    Mas adorei esse bebezão com essa chupeta gostosa!
    todo fofinho! =]
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita Angi, e é super importante mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir