sexta-feira, 8 de julho de 2011

Férias em casa.

Férias! As crianças amam, esperam por essa data o ano todo! Já os pais, nem sempre gostam tanto assim. Principalmente se não será possível viajar, afinal, o que fazer com as crianças em casa um mês inteirinho? Saiba que há sim muito o que fazer. É possível se divertir sem sair da sua cidade, e até mesmo sem sair da sua casa, basta um pouco de criatividade e empenho. Lembre-se de que criança nenhuma merece ficar um mês assistindo televisão, jogando videogame ou navegando na internet, mesmo que esteja frio ou esteja chovendo. As férias devem ser um tempo de se divertir, brincar com os amigos e até mesmo aprender coisas novas. Você está pronto para dar tudo isso ao seu filho?

Brincando em casa
Sem sair de casa, com brincadeiras simples e originais, e sem gastar quase nada, é possível divertir as crianças e mantê-las entretidas.  

Acampamento em casa: Coloque um lençol sobre a mesa de jantar, ou entre duas camas, e pronto: você já tem um cabaninha! Com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e lanche, onde seu filho pode passar uma noite diferente - em segurança. Vale contar histórias, brincar com as sombras na parede e ficar acordado até mais tarde. Se você puder chamar um amigo, ou primo, a brincadeira vai ficar ainda mais divertida.
Massinha de modelar caseira: Numa tigela, junte 1 xícara de sal refinado com a mesma medida de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos - você pode tingi-la com suco artificial em pó ou anilina. Dura três dias, se guardada na geladeira em saco plástico. Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina, e essa receita é ideal para os pequenos que ainda colocam tudo na boca, pois não é tóxica, e é feita com ingredientes comestíveis.
Noite do pijama: Chame alguns amiguinhos para dormir em casa e a diversão será garantida! Mas lembre-se de tomar algumas providências: retire do ambiente onde as crianças ficarão todos os objetos que podem causar algum acidente como coisas de vidro, tapetes, aparelhos eletrônicos, etc.; deixe algum lanche pronto, de preferência saudável; não se esqueça de pegar o contato dos pais de todas as crianças que estarão presentes; e prepare alguns jogos e outras atividades divertidas para as crianças (jogos de tabuleiro, ou os clássicos “Dança da cadeira” e “Morto/Vivo” são sempre boas opções).
Experiências na cozinha: Escolha uma receita que seja fácil de fazer, que seu filho goste, e principalmente, ignore a bagunça. Deixe que ele experimente e misture os ingredientes com as mãos. Sempre tomando cuidado com o fogão e objetos cortantes, todas as etapas da receita que exigirem o uso destes devem ser feitas por um adulto. Receitas legais: Biscoito, Cupcake, Sanduíche e Pizza.


Se suas férias não batem com as do seu pequeno, leia a matéria “Pais no trabalho e filhos de férias” do site da Revista Crescer.
Os cursos de férias são uma boa dica para as mamães que vão ter que trabalhar. Também no site da Revista Crescer você encontra uma lista deles em São Paulo e outras capitais (Julho é mês de cursos de férias!).

3 comentários:

  1. E a casa fica aquela alegria, surge acampamento na sala. pula-pula na cama até os animais perguntam quando voltam as aulas destas crianças??? kkkk mas vale muito a pena tê-los em casa e saudáveis...bjuxxx

    ResponderExcluir
  2. Na escola do Miguel no mês de julho tem aulas normalmente, com rotina diferenciada, mas tem aulas, mas eu quase não estou mandando, só mando quando realmente tenho alguma coisa pra fazer, mas amo fazer bagunça com ele, volto a ser criança, a moda agora em casa é fazer cabanas,hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também acho que criança em casa é muito divertido!

    Obrigada pela visitinha. Beijos :)

    ResponderExcluir