quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pequenos Adultos.


         É comum encontrar por aí papais e mamães todos orgulhosos porque seus filhos menores de 5 anos já sabem ler, escrever e conhecem todos os números. Isso reflete um comportamento que está se tornando cada vez mais comum na sociedade: os pais querem que seus filhos sejam alfabetizados, e comecem a ver conteúdos específicos na escola (como história ou matemática) cada vez mais cedo. E as escolas, ansiosas por atrair mais crianças acabam cedendo e ensinando todas essas coisas aos pequenos antes daquele tempo estipulado pela pedagogia. Esta alfabetização precoce está fazendo com que nossas crianças deixem de brincar e de desfrutar livremente da sua primeira infância, um período que dura tão pouco e que nunca mais vai voltar. Os pequenos começam a ter responsabilidades que não “cabem” na sua idade, começam a ser forçados a aprender coisas sem estarem prontos para isso.

         Além de serem privadas de curtir sua infância, muitas das crianças que são estimuladas à leitura antes da hora podem apresentar algo que é convencionalmente chamado de dificuldade de aprendizagem. Muitas são encaminhadas a psicólogos ou médicos por não conseguirem acompanhar o resto da turma, e seus pais ficam desesperados achando que seu filho realmente tem algum problema. Mas na verdade, essa criança pode simplesmente não se interessar por aprender a ler ou escrever, ou não estar pronta para enfrentar o processo de alfabetização. Como a escola, em geral, não tem metodologia para lidar com grupos de alunos com diferenças de ritmos e de maturidade entre si, acaba por tratar a média como norma. Assim, crianças que não se situam nessa média costumam ser suspeitas de apresentar algum distúrbio de aprendizagem.

         Claro que algumas crianças com menos de 6 anos apresentam interesse pelas letras sozinhas, e neste caso não há problema nenhum em ensiná-las a ler ou escrever. Mas tudo deve ser encarado como uma brincadeira, e não como obrigação. Criança pequena tem que brincar, descobrir o mundo fantástico e cheio de aventuras em que ela vive, conhecer seus sons, texturas, cheiros e sabores. Depois de conhecer tudo isso é que ela vai descobrir o universo das letras, dos números, da biologia e todas as outras matérias da escola. Cada criança tem seu tempo, e forçar seu filho a aprender essas matérias antes da hora não vai fazer dele uma pessoa mais inteligente, nem dar a ele um futuro melhor.

         E vocês mamães o que acham? Vocês apoiariam uma escola que quisesse alfabetizar seus filhos mais cedo? Isso já aconteceu com alguém?

10 comentários:

  1. Amei o texto, cada criança tem seu ritmo e eu sou a favor de ir estimulando-a mas sem querer coisas que não são para a maturidade dela, eles perdem o interesse e uma coisa que era pra ser boa se torna um trauma.
    Na escolinha do meu filho ele apenas brinca, brincadeiras direcionadas e livres, tem massinha, desenho tudo isso em forma de brincadeiras, conforme vão crescendo e amadurecendo as atividades vão acompanhando o desenvolvimento, letras e números vão sendo apresentados e estimulados.

    Temos respeitar o amadurecimento da criança, o Mig ama um livro e as letras, fica apontando pra eu falar o nome, já os números ele não tá nem aí,heheh

    bjs

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  2. Concordo Pequenos Mimos, o interesse tem que partir da criança, se a mãe forçar acaba traumatizando mesmo! Pra mim escolhinha de criança pequenininha, como o seu Miguel, tem que ser assim, cheia de brincadeiras e não aulas.

    Obrigada pelo comentário! Beijinhos

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  3. Tudo na sua hora né? Acho que cada etapa tem q ser vivida intensamente,sem exageros e precipitações....
    Tenho pavor desses mini adultos que vemos por aí,tenho pânico desse atores mirins que parecem ter 20 anos com tamanho de 5,dá até medo,devem ter sido alfabetizados com 2 anos!!!!
    Vamos combinar uma coisa? criança é criança,temos que incentivar sim,bons hábitos,como a leitura,o interesse pela arte,e pela musica,mais com calma,seguindo o fluxo né?
    bjooooo
    kaka
    www.aventurasdomundomaterno.blogspot.com

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  4. hahaha, confesso que também tenho um certo pavor desses "mini gênios", tipo aquelas crianças de 4 anos que aparecem no programa do Gugu fazendo contas impossíveis. Pra mim sempre tem um pai, mãe, ou professora por trás disso fazendo a pobre criança ficar horas estudando.

    Beijos e obrigada pela visita!

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  5. Acabei de conhecer seu blog, e amei o texto. Acredito que esse consumismo todo em que vivemos foi mesmo transferido para os pequenos...esses dias um amigo comentou todo orgulhoso que seu filho, de 2 anos e meio, será transferido para uma escolinha que ensinha inglês! Como assim...o menino nem fala português ainda!
    Acredito que pais frustrados sonham com filhos que fazem tudo o que eles não foram capazes...Freud explica. Mas essa loucura toda está mesmo fugindo do controle.E quem paga essa conta são as crianças.
    Bjk!

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  6. Obrigada pela visita Dani! Já estamos seguindo seu blog também.. Os pais andam arrumando milhões de coisa para as crianças fazerem, nada contra, mas elas deixam de ser crianças! Os pais fazem tudo na melhor das intenções, mas deviam pensar um pouco antes.

    Beijinhos e volte sempre!

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  7. Adorei o textoooooo, como professora de educação infantil sou contra a alfabetização precoce. Pitchú vai a creche pelas manhãs e vem todo dia com a roupa suja de tanto brincar.

    Bjsss e bom final de semana

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  8. Opoiaria sim.E o que há de errado nisso?
    O que não pode é obrigar a criança a fazer algo.
    Se escola de hoje já pega criança apartir de 2 anos de idade creio que seja pra ensinar e não para brincar.Porque brincar as criança querem bricar sempre,e "ensinar" não é tirar infância.Essa é a minha OPINIÃO.
    Meu filho tem 5 anos sabe ler e escrever bem,mais matriculei ele no jardim II como as outras crianças da idade dele.ELE NÃO É PRECOCE.Apenas ensinei a ele em casa brincando.
    Ele sempre gostou de leitura,pois sempre viu eu e o pai lendo livros em casa.E É COM EXEMPLOS QUE AS CRIANÇAS APRENDE.Nunca o obriguei a nada.

    A CRIANÇA É ESPONTÂNEA E TEM INTELIGÊNCIA NATURAL,APRENDE TUDO O QUE VÊ.

    E por isso devemos dar bons exemplos e não força-los á nada.

    Abraço! Angelina Ramona

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  9. Concordo! Embora o meu filho aprendeu a ler aos 4 anos. Nunca forçamos nada, nem a escola, apesar de ensinar o alfabeto sutilmente, com brincadeiras e pinturas. Ele fingia que lia os gibis da mônica, ficav horas no chão com as revistinhas abertas inventando que estava lendo. Dei um alfabeto para ele e ensinei a juntar algumas letrinhas apenas algumas vezes. Tipo, papai, vovô... na semana seguinte, ele sozinho, inventava novas palavras no chão da sala. Deixamos, agimos naturalmente e não ensinamos mais nada. um dia, antes dos 5 anos, ele trouxe o projeto leitura para casa como de costume, aos finais de semana, a escola mandava um livrinho para ler coma família. E abriu o livro e leu inteiro, de repente! E não parou mais. Hoje, está no 1 ano, sou orgulhosa de saber que ele gosta da leitura, mas nunca forcei e acho desnecessário. Esperava que ele entrasse para a leitura agora, mas confesso que é ótimo saber que esta etapa está resolvida. Ele não deixa nenhuma brincadeira de lado, é super feliz. Sem nenhuma cobrança.

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