terça-feira, 12 de julho de 2011

Cuidando da pele no inverno.

         Com o ar seco e a temperatura baixa é comum que a nossa pele fique seca. Mas você sabia que esse ressecamento pode ser mais forte nas gestantes? Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, após o segundo trimestre de gravidez a pele das gestantes tendem a ficar mais ressecada, e com o inverno, esse ressecamento fica ainda mais acentuado. E a pele desitratada apresenta uma tendência maior ao aparecimento das já conhecidas estrias, por isso cuidar da sua hidratação é tão importante. Alguns cuidados são essenciais: os banhos não devem ser muito quentes nem demorados, pois banhos assim aumentam a remoção do manto lipídico (camada protetora da pele), e a gestante deve utilizar hidrantes com uma concentração de uréia inferior a 3%. O ideal é sempre consultar um dermatologista para saber quais os produtos indicados para seu caso.


         O ressecamento também pode atingir em cheio a pele sensível e delicada dos bebês. E para evitar esse problema, os cuidados com o banho também são essenciais: evite os banhos quentes e demorados, e utilize preferencialmente sabonetes cremosos, e não antissépticos. Proucure lavar especialmente axilas, genitais e pés, sendo que as outras áreas devem ser lavadas apenas com a espuma que for feita. Se mesmo com esses cuidados a pele do seu bebê continuar ressecada, consulte um dermatologista para saber qual hidratante utilizar. Segundo Silvia Zimbres, o ideal é utilizar produtos específicos para crianças, evitando assim possíveis ardências e irritações. A dermatologista atenta ainda, para outro incidente comum no inverno: a irritação e a coceira causadas por roupas de lã ou sintéticas. Para evitá-las basta utilizar roupinhas 100% algodão embaixo das peças problemáticas.


3 comentários:

  1. oi
    Adorei as dicas,como sempre!
    Com o frio temos que cuidar mais, usamos óleo de massagem, e cremes de hidratação para bebês!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse frio judia da pele mesmo né?
    O ideal é tomar banho com sabonetes deliciosos e hidratantes né?Ainda bem que minha mãe faz e eu uso e abuso deles. No Miguel tenho usado o de mel e é excelente para a alergia dele e para hidratar...
    Hidratação sempre!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. É muito importante mesmo cuidar da pele :)
    E sua mãe faz Pequenos Mimos? Que delícia, eu amo sabonetes caseiros!

    Beijinhos e obrigada pela visita gente!

    ResponderExcluir