segunda-feira, 4 de julho de 2011

Meus dentinhos - Higiene bucal dos bebês.


         Não é porque eles ainda não tem nenhum dentinho que suas bocas ainda não precisam de cuidados. A higiene bucal deve começar ainda nos primeiros dias de vida, afinal uma boca saudável trará dentes de leite saudáveis, e esses por sua vez influenciarão na saúde dos dentes permanentes. Além disso, é importante criar o hábito de cuidar dos dentes nos pequenos.

         Nos recém nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite. Quando começarem a aparecer os primeiros dentinhos, utilize uma dedeira (como esta da Safety 1st, que está à venda na Americanas.com), fazendo movimentos suaves. Este procedimento já um treino para a escovação, que já pode ser feita em bebê de um 1 ano. Deve-se utilizar uma escova macia para não machucar as gengivas, que ainda são sensíveis, e pasta sem flúor, porque as crianças ainda não sabem cuspir e engolem a pasta. Alguns dentistas defendem a utilização de pastas com flúor desde os primeiros anos, mas sempre em uma quantidade muito pequena (a pasta deve ficar aproximadamente do tamanho de um grão de arroz).

         Cuidar bem dos primeiros dentinhos previne a chama "cárie de mamadeira", causada pela falta de limpeza após as mamadas (seja de leite materno ou não) ou pelo excesso de açúcar na alimentação. Esse tipo de cárie pode atacar todos os dentes da criança em apenas dois meses, provocando mau hálito e dificultando a mastigação e a fala. Se você observar manchas brancas e opacas nos dentes, leve logo seu filho ao dentista. Aliás, não demore muito para marcar a primeira consulta, é muito importante que seu filho tenha o acompanhamento desse profissional.

4 comentários:

  1. Legal saber que tem que cuidar dos dentinhos e da gengiva do bb, mesmo ele sendo tão pequenininho.
    Beijocas minha e do João

    ResponderExcluir
  2. Adorei, e acho muito importante cuidar da saúde bocal dos nossos filhos desde bebês!
    Ótimo texto!
    Beijos
    ah,obrigada o carinho lá no blog!

    ResponderExcluir
  3. Meu filho quando era bebê amava que eu limpasse a boca dele, os dentinhos demoraram pra aparecer e agora com quase dois anos ele detesta escovar os dentes, é uma luta aqui...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita de todas!

    E Pequenos Mimos, o importante é não desistir, como muitas mães fazem, e pensar que não é importante cuidar dos dentinhos de leite! Força aí na sua luta! hehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir